Uma das coisas indispensáveis para um profissional e/ou uma empresa que está se lançando ao mercado é ter uma identidade visual gráfica, um logotipo, ou marca. Em 2019 quando comecei a trabalhar com fotografia eu aproveitei meu conhecimento em marketing, um pouco de Adobe Illustrator e fiz o que viria a ser minha marca. Achei o máximo, simples, minimalista e fácil de aplicar. Passei a usá-la em toda minha comunicação.
O problema
O tempo foi passando e percebi que ela possuía algumas falhas de construção. Por ser uma marca com uma única cor, ficava difícil de criar alguma composição gráfica. Ela também não era toda proporcional e harmônica. Tinha criado rapidamente, e sou sincero em admitir que design não é o meu forte, mesmo tendo trabalhado na área no passado. Depois de mais ou menos um ano eu comecei a enjoar dela. Ainda gostava, mas a dificuldade de fazer algo "diferente" com uma marca tão simples as vezes me impedia de avançar e de criar coisas novas. Tinha muitas ideias de materiais para fazer e antes de produzir já pensava: "como vou encaixar minha marca aqui?". Foi ai que percebi que minha marca precisava ser renovada.
Em fevereiro de 2021, nas minhas férias, comecei a desenvolver um novo conceito, cheguei até a mostrar para alguns amigos, que a princípio gostaram. Criei um ícone mais elaborado que trazia minhas iniciais "AK" de uma maneira não tão direta, acrescentei a cor vermelha, que já me permitia criar composições e ousar mais nas artes gráficas. Mas ainda assim não estava me agradando completamente, faltava algo que não sabia explicar. Como não consegui chegar no resultado que queria, engavetei o projeto e permaneci com a marca antiga até que tivesse uma ideia melhor.
Durante esse tempo consumi muito conteúdo relacionado a design de marcas, conceitos, tutoriais, lives, conteúdos esses que permitiram imergir nesse universo e com o tempo ter mais e melhores ideias. E em dezembro de 2021, enquanto estava em casa, com COVID-19 (sem sintomas graves, felizmente), tirei o projeto da gaveta e decidi recomeçar, dessa vez do zero.
A reconstrução da marca
Eu queria que minha marca fosse simples, minimalista, mas que tivesse identidade, que transmitisse seriedade e sobriedade. Que tivesse cor e que o elemento principal me permitisse criar composições gráficas, tornando a identidade realmente única. Optei pelas cores vermelho e azul marinho, são cores que além de combinarem muito bem e permitirem diversas composições gráficas, possuem significados particulares que aprecio e que me agrada que estejam em minha marca.
Para isso criei um grid partindo de um quadrado perfeito, o dividi em 64 mini quadrados, e fiz divisões com linhas nas duas diagonais (45 graus), respeitando sempre a distancia de 1 mini quadrado entre elas. Lendo assim parece algo muito simples e fácil de fazer, mas até chegar a esse conceito foram muitas tentativas e erros até chegar no resultado final. Com o grid definido, comecei a juntar as partes, queria que tivesse ali um "AK" mas que ficasse geometricamente perfeito, harmônico, mesmo que as letras não ficassem tão visíveis de cara.
Com o ícone definido, "só" faltava a tipografia (texto) da marca. Escolhi uma fonte sem serifa, por deixar um aspecto mais sério e mais sóbrio. Fiz algumas modificações na fonte original para adequar ao resultado que queria, deixando tudo mais reto e uniforme. Optei por uma letra mais cheia e pesada no Alberth e uma variação mais "light" para o Klinsmann, fazendo com que ambos tivessem o mesmo comprimento na aplicação da marca.
O resultado final
Com ícone e tipografia definidos, foi preciso apenas fazer as finalizações: espaçamento entre os elementos, variações, aplicações diversas. Cheguei ao resultado que esperava. Veja como ficou logo abaixo.
Modéstia a parte, gostei muito do resultado final. Tenho certeza que com a nova marca terei mais facilidade de criar novos conteúdos e materiais para mim e para os meus clientes. Infelizmente eu demorei muito até chegar aqui, eu poderia ter encurtado esse caminho se tivesse escolhido contratar um bom profissional para resolver esse meu problema no início. O que recomendo fortemente para você que está lendo esse post. Não demore como eu demorei para ter sua marca, mas também não faça algo "mais ou menos", contrate um bom profissional e invista na apresentação da sua marca.
E a sua marca? Você mesmo que criou? Já fez ou pensou em fazer uma atualização?
Esse post teve sua pesquisa, escrita e desenvolvimento feito por Alberth Klinsmann. Se gostou do conteúdo, considere compartilhá-lo com seus amigos que irão tirar proveito deste conteúdo.
A plataforma não permite comentários, mas você pode deixar sua sugestão, elogio ou crítica você pode me mandar um e-mail, terei satisfação em ler e responder.
Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, se inscreva na lista vip clicando no botão ao lado.